Pular para o conteúdo

Atributos

05/07/2009

Como o layout está demorando muito um pouco,   nós vamos lançar aqui o primeiro capítulo do NanoRPG, o de atributos. Os atributos são a chave principal do andamento da ficha de um personagem de RPG, e no Nano isso vale em dobro.

Atributos

Os atributos definem em linhas gerais como o personagem é, seja ele forte, ágil, inteligente, carismático, etc. Os atributos são divididos em primários, secundários e terciários. Os valores do atributos variam de 2 a 12, normalmente. Valor 2 é o mínimo humano, 6 é a média e 12 o máximo que um humano comum pode alcançar. O narrador pode permitir valores acima de 12 para personagens de jogadores, de acordo com o estilo de seu jogo.

Status do personagem

O status define o nível de poder do seu personagem e em si não é um atributo. Na verdade, quanto maior seu status, maiores os valores de seus atributos. Mantenha sempre sua ficha atualizada de modo que valor do status seja igual à soma dos atributos primários, dividido por seis, arredondado para cima. Na criação do seu personagem, você possui
seis vezes o valor de seu status em pontos de atributos. Assim, se você começa o jogo com um personagem status 6, então você terá 36 pontos para gastar em seus atributos primários, de modo que a soma deles seja exatamente 36. Status menores que 6 são típicos de criaturas não-humanas menos poderosas, crianças, etc, e maiores que seis são de personagens heróicos ou supers.

Atributos primários

Os atributos primários são comprados durante a criação do personagem com pontos de atributos e eles são:

Força: define o quão forte o personagem é, seja para levantar pesos ou ganhar em competições de queda-de-braço.

Destreza: nível de agilidade manual e corporal do personagem.

Esperteza: relacionado à capacidade de discernir causas e efeitos em eventos, assim como capacidade de reagir à situações adversas e poder de criatividade.

Inteligência: define o grau intelectual do personagem, capacidade de reter informações e de raciocínio lógico e matemático. Um nerd padrão tem alto nível de inteligência, mas baixo nível de esperteza. Um gângster seria o contrário.

Carisma: capacidade do personagem de influenciar positivamente pessoas ao seu redor através de atos e atitudes. Não relacionado com aparência.

Vitalidade: vigor do personagem para agüentar condições físicas extremas.

Atributos secundários

O valor dos atributos secundários é igual à soma dos atributos primários adjacentes, dividido por 2 e arredondado para cima. Por exemplo, Força 5 e Destreza 8 conferem Velocidade 7. Os atributos secundários são:

Velocidade: quantos metros o personagem se desloca por rodada.

Pontos Físicos e Mentais: quantidade de pontos para serem gastos com características e conhecimentos físicos e mentais, respectivamente.

Mana: poder sobrenatural (magia, psiquismo, chi, etc) do personagem. Utilizado também para resistência à esses tipos de ataque.

Aparência: define a beleza física do personagem.

Ptos. Vida: quantidade de dano que o personagem é capaz de suportar.

Atributos terciários

O valor desses atributos é igual à soma dos atributos adjacentes, dividido por 3 e arredondado para cima. Por exemplo, Pontos de Vida 7, Vitalidade 6 e Aparência 6 conferem Fadiga 7.

Dano: dano básico do personagem. Vide Tabela de Dano.

Defesa: valor de teste para esquiva de ataques. O narrador define quais ataques poderão ser esquivados, de acordo com o estilo de seu jogo.

Inciativa: velocidade de reação em combates.

Força de Vontade: capacidade de manter a calma e frieza em situações extremas.

Empatia: percepção de sentimentos alheios.

Fadiga: capacidade de suportar cansaço físico.

Tabela hexagonal de Atributos

Tabela de Dano

One Comment leave one →
  1. Bruno Mãos de Tesouras permalink
    14/09/2009 15:44

    Saldações.

    Eu gostei da iniciativa e principalmente do modelo para impressão (tenho um projeto com este modelo também).

    Só li por alta, mas parece um sistema simples e dinâmico.

    Minha única crítica, até onde eu pude ler, é sobre os Atributos Terciários parecerem meio forçados pra caber dentro do elegante hexágono de atributos. Coisas como Aparência influenciar na Fadiga parecem incoerente (uma pessoa bonita, nestes termos, seria mais propensa a trabalhos cansativos). Também acho meio estranho que a Destreza e a Velocidade não influenciem na Iniciativa e, do meu modo de pensar, se a Mana é uma energia manipulada pelo personagem, faz mais sentido que a Força de Vontade e a Empatia influenciem nela e não o contrário.

    Agora que eu já enxi o saco dos autores com minhas críticas, me sinto na obrigação de defender um elemento do sistema que eu achei interessante, o quanto os atributos se integram em cascata nascendo de uma única característica, o Status, que também é um medidor do “poder” e experiência dos personagens. Este é um elemento bem interessante e que eu não lembro de ter visto em outro sistema (a maioria deriva de poucos, mas não de um só atributo).

    Resumindo, gostei do sistema, mas acho que a escolha e a derivação dos atributos terciários deve ser melhor avaliada. Apesar de ter sido um chato neste comentário, espero que sirva de alguma coisa para os desenvolvedores do sistema (eu, pessoalmente, aprecio quando me apontam as falhas das minhas criações para que eu possa corrigí-las ou defendê-las, se não forem “falhas”). Como eu não li todo o sistema, talvez sejam melhor explicado o ponto de vista por traz destas escolhas.

    Parabéns pela sua criação. Desejo-lhes sorte com o sistema.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: