Pular para o conteúdo

Invenções

19/07/2009

Eureca!

No NanoRPG, para criar uma nova invenção, temos que nos ater à PT (Progressão Tecnológica) do cenário utilizado. Para criar algo de um PT superior ào do cenário, o inventorprecisa ter as perícias apropriadas (Engenharia Automobilística para veículos, Engenharia Aeroespacial para naves, Química para drogas, Engenharia Biônica para partes cibernéticas, Mecânica e Eletrônica para robôs, Engenharia Genética para terapias genéticas, Engenharia Militar para criação de armas, etc.). Para cada criação de uma invenção de um PT superior ào do cenário de jogo (ou do aprendizado do personagem), haverá um redutor igual à diferença entre os PTs multiplicado por 3. O tempo para cada criação depende do Narrador, mas geralmente inclui meses ou mesmo ANOS de estudo e testes.

Por exemplo, o Prof. Ivan Huffsbraum pertence à idade da informação (PT 5) e quer criar uma arma laser (PT 7). Sua perícia em Engenharia Militar é de 11. A diferença entre os PT é de apenas 2, multiplicado por 3, o redutor então será de -6, tornando sua perícia em nível 5, devendo tirar 5 ou menos no teste. Prof. Huffsbraum então passa 8 meses para criar sua arma de plasma (o tempo foi escolhido pelo narrador; numa campanha realista esse período seria de vários anos, mas numa campanha cinematográfica o período pode ser significativamente reduzido). O mesmo teste só poderá ser repetido quando o mesmo conseguir novas informações que possam auxiliá-lo na criação de sua invenção (como um novo chip ou lente para filtrar disparos lasers e coisas do tipo).

PT 1: Pré-História

A chamada Pré-história se inicia com o surgimento do Homem na Terra e dura até cerca de 4.000 a.C., quando é inventada a escrita no Crescente Fértil, mais precisamente na Mesopotâmia. Caracteriza-se pelo nomadismo, e pelas atividades de caça e de coleta. Nessa época temos o surgimento da agricultura e da pecuária, o que após alguns anos levou os homens pré-históricos ao sendentarismo e a criação das primeiras cidades. Nesse período foram feitas grandes descobertas sem as quais hoje seria muito difícil viver. No paleolítico tivemos a descoberta do fogo e, mais tarde na Idade dos Metais ou Metalurgia, a de que os metais poderiam ser fundidos e até misturados uns aos outros.

PT 2:Idade Média

A Idade Média é computada de 476 d.C. até 1453, quando ocorre a conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos e consequente queda do Império Romano do Oriente. É estudada com relação às três culturas em confronto em torno da bacia do mar Mediterrâneo. Caracterizou-se pelo modo de produção feudal.

PT 3:Idade da Razão

Compreende o período da invenção da Imprensa, os descobrimentos marítimos e o Renascimento. Caracteriza-se pelo nascimento do modo de produção capitalista.

PT 4: Era Industrial

Ocorreu o crescimento e amadurecimento de idéias. Houveram invenções como o desenvolvimento do telégrafo, o telefone e o rádio tornou a comunicação global uma realidade.

PT 5:Idade da Informação

Envolve conceitos tão diferentes quando o grande avanço da técnica, os conflitos armados de grandes proporções e a Nova Ordem Mundial. Desenvolvimento de celulares, computadores e toda a tecnologia da atualidade.

PT 6: Idade da Fusão

A fusão torna possível uma fonte eficiente de criação de energia. Exploração espacial torna-se possível. Computadores tornam ainda mais potentes e acessíveis, criando-se verdadeiras realidades virtuais globais. Megacorporações aumentam seu poder. Engenharia genética em humanos torna-se possível. Surgem veículos com sistemas de antigravidade. Armas químicas e à explosão ainda são as utilizáveis.

PT 7: Idade da Gravidade

Motor de gravidade substitui o motor de fusão. Todo nosso sistema solar é colonizado. Poderosas armaduras tecnológicas de combate são inventadas, bem como armas laser e espadas de energia. A manipulação genética torna-se ainda mais impressionante, criando-se as primeiras raças geneticamente superiores de humanos. Computadores estão em cada faceta da sociedade.

PT 8: Idade da Energia

A miniaturização de tecnologias alcança o cerne da sociedade. Armas de energia tomam os campos de batalha. A arquitetura desenvolve-se ao ponto que a Humanidade consegue criar enormes estruturas no meio do espaço.

PT 9: Idade ?

Nesse nível de progressão tecnológica existe a superciência: fórmulas de super-poderes, portais dimensionais, viagem no tempo. O homem não mias utiliza armas – ele é a arma. O universo está completamente colonizado, e a maioria das viagens espaciais são tão simples quanto pegar um metrô hoje em dia. A humanidade típica é só mais uma das raças entre tantas.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: