Pular para o conteúdo

Povos de NanoFantasia: Sídhe

02/09/2009

sidhe1

Na aurora dos tempos, época que foi conhecida como Era da Luz, Danu, Aquele Que Sangrou Vida, sacrificou-se e criou os Sídhe, uma raça ágil de rostos imberbes, olhos amendoados, orelhas pontiagudas e pequenos chifres de bode na testa. Suas peles eram alvas, mas bronzeadas pelo sol, seus cabelos e barbas, lisos ou cacheados, assumiam tons de loiro, ruivo ou mais raramente negro. Seus olhos tinham tons de verde, azul, mel e rubro. A raça não envelhecia após a maioridade, que só chegava após seu centésimo aniversário.


No começo, havia apenas Elüi, a Vida, e o Vazio. Elüi então sentiu-se só, e deu cabo da própria existência. Porém, Elüi era a Vida, e o Vazio, naquela época, não conhecia a Morte, então, a Vida apenas mudou de forma, criando deuses conhecidos como Irmãos Eternos. Estes viveram juntos por incontáveis Eons, liderados por Vurur, que um dia, decidiu convencer seus irmãos que os deuses deveriam seguir seu curso natural, o curso de Elüi, e que tudo tinha seu tempo de existir e se transformar, e que o tempo deles, como o de Elüi, havia passado, e que agora eles deveriam mudar. Assim, todos os deuses então tiraram suas próprias existências, mudando: Irmu tornou-se a noite e a lua; Drarumm gerou as rochas, os Anões e os Gigantes; Danu criou as plantas e os Sídhe; Nuromor se fez os povos dos Humanos; Draurr criou os Homens-Lagarto, e A Grande Mãe deu a luz aos Kryyks.

Aqueles que foram conhecidos como Povo das Fadas reinaram por incontáveis milênios e criaram um reino de mítica beleza chamado Irídia, onde uma floresta continental espalhava-se por todas suas terras, abraçando e abençoando todos seus habitantes, com belíssimas construções em pedra e mármore bruto, árvores gigantes e frondosas. Suas fronteiras eram respeitadas por todas as criaturas de Erdas, temendo a represália de seus hábeis guerreiros das sombras e da luz e seus aliados silvestres.

Eis que então Irídia perdeu o último rei da linhagem pura, que dizia serem filhos do primeiro Sídhe que nasceu de Danu. As famílias então reclamaram o título de linhagem pura, elevando-os à família real. Uma nova família então foi escolhida, mas não sem criar diversos inssurrentes, desgostosos com a escolha do Conselho das Fadas. Esses inssurrentes então buscaram destronar toda a linhagem pura, e para isso recorreram à ajuda do Mundo Flamejante e a raça maligna dos Demônios.

Diversos ataques à linhagem pura ocorreram durante mil anos, no que foi chamado entre os Sídhe de Era da Traição. A segunda linhagem pura foi então destruída por completo, mas não antes dos traidores serem descobertos. O preço de sua ambição foi alto, pois muitos deles já haviam adquirido imenso poder profano, mudando seus próprios corpos e almas. Esses foram conhecidos como Fomores, Sídhes de pele alva como o mármore, cabelos prateados como a lua e olhos brancos como a morte. As linhagens dos Fomores então já tinham tomado boa parte de Irídia antes de serem descobertos. Os povos que moravam em suas terras foram escravizados ou mortos, em oferenda à seus deuses negros.

Séculos de guerras foram travadas entre Sídhe e Fomores, que foram conehcidas entre eles como Guerras Fraternais. Tal guerra consumiu muito da vida do reino de Irídia, destruindo cidades, capitais e grande parte de sua própria floresta. A guerra encerrou dividindo o que restou em dois reinos, chamados Floresta Alta e Floresta Negra, num terreno único que entre todos os povos ficou conhecido como Floresta Celestial.

-Tomos I e II de Limas, o Escriba

Linguagem

Os Sídhe falam o Goidélico (Gymraeg em goidélico).

Letra(s) a b c ch d dd e f ff g ng h i l ll m n o p ph r rh s t th u w y
IPA a b k x d ð ɛ v f g ŋ h ɪ l ɬ m n ɔ p f ri s t θ ɨ, i ʊ ɨ, i, ə
Nome â bi ec ech di edd ê ef eff eg eng hets î el ell em en ô pi ffi, yff r rhi es ti eth û ŵ ŷ
  • h indica [ʰ] em mh, nh, e ngh.
  • ph é apenas usado como resultado duma mutação aspirada.
  • y indica [ə] em palavras monossilábicas ou silábiles não-finais, mas [ɨ] ou [i] em outros lugares.
  • u e y se pronunciam como [ɨ] noa Floresta Alta e como [i] na Floresta Negra.
  • si indica [ʃ] quando seguido por um vogal.

Vogais também existem em variantes longos; normalmente marcado com um circunflexo.

Letra IPA
â
ê
î
ô
û ɨː,
ŵ
ŷ ɨː,

O Goidélico também tem diptongos:

Letras IPA
ae
ai
au mas com plural terminando em a, e
aw
ei əɪ
eu əɪ, əɪ
ew əʊ
ey əɪ, əɪ
oe ɔɪ
oi ɔɪ
ou ɔɪ, ɔɪ
ow ɔɪ
uw ɪʊ, ɪʊ
wy ʊɪ
yw ɪʊ, ɪʊ
  • A pronúncia à esquerda se usa na Floresta Alta, a qual à direita na Floresta Negra.

Os seguintes se usam apenas em palavras estrangeiras.

Letra IPA
j ʤ
ts ʧ

Armamentos

Sídhe utilizam muito da lança e da espada curta, do escudo, mas utilizam também o arco como arma secundária. também utilizam-se da magia, principalmente de Fontes Energéticas e Vitais.

Construções

Apesar da vida naturalista, os Sídhe também recorrem à construções em meio á florestas, mas tais construções servem apenas como defesa, cerrando suas verdadeiras residências, moldadas em madeira viva magicamente.

Regras da Raça

Sídhe: Destreza +2, Vitalidade -1, Imortal. Custo: 2 pontos.

Caracterísricas Exclusivas

Fomor -1PM

Você faz parte dos Sídhe Fomores, uma subraça e comunidade renegada que adora costumes malignos e pactos demoníacos. Fazendo parte dos Fomores, o Sídhe passa por um ritual mágico que muda sua aparência, onde sua pele fica esbranquecida como um espectro (possuindo uma leve luminosidade à noite), bem como seu cabelo e íris tornam-se brancos. Redutor de -3 em interações sociais com não-Fomores e -5 com Sídhes.


A raça Sídhe foi retirada do suplemento NanoFantasia, disponível no site.

2 Comentários leave one →
  1. Ben Fox permalink
    18/09/2009 11:39

    Olá amigos,
    Gostei muito do Nano, mas ainda tenho alguma dúvidas e gostaria q fosse preenchidas com 4 fichas.
    Se possível tinha como fazerem uma ficha de Wolverine, SuperMan, Lanterna Verde e Vampira ( X-men). Sei q é pedir demais mas queria algo mais detalhado de como fazer um mago com os PF´s e os PM´s, tanto faz comprar com PF OU PM? Se for muito trabalho, faça só a parte referente aos poderes.
    Valeu pela a’juda

  2. nanorpg permalink*
    19/09/2009 14:16

    Olá Ben,

    Para fazer um mago, deve-se comprar as Fontes de Poder APENAS com PMs, já que magia é algo intrinsecamente MENTAL.

    Quanto às fichas, será um prazer ajudar-lhe: postarei elas em breve, até segunda-feira!

    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: