Skip to content

O que é RPG?

O RPG (do inglês Role Playing Game, ou Jogo de Interpretação de Papéis) é um jogo onde os jogadores interpretam personagens numa história construída durante o jogo. No RPG não existem vencedores e perdedores. O principal objetivo do jogo é a diversão. Num jogo de RPG, existem os jogadores, que são aqueles que interpretam seus personagens e o narrador, que é o responsável por contar onde a história se passa e o que o personagens veem, escutam, sabem… enfim, onde eles vivem. Os jogadores criam seus personagens de acordo com as regras do sistema de jogo (nesse caso, o NanoRPG) que normalmente é um livro que define todo o processo de criação e possui regras para definir o sucesso ou não das ações dos personagens durante o jogo. O sucesso e consequências das ações normalmente são definidas de acordo com as regras e com rolagens de dados, chamadas de testes.

Durante um jogo, normalmente existem dois tipos de personagens: os personagens dos jogadores (também conhecidos como PJ’s ou PC’s) e personagens do narrador (ou NPC’s, PdM e Antagonistas). Cada jogador normalmente controla apenas um personagem e o narrador controla todos os demais personagens que não são dos jogadores. Assim, os jogadores devem, durante o jogo, interpretar seus personagens, falando e pensando como eles fariam na situação exposta em jogo. Por exemplo, você joga com um guerreiro medieval. Ao encontrar uma arma mágica, você descobre que se usá-la você terá todas as suas memórias apagadas. Assim, você deve imaginar e agir conforme seu personagem agiria. No caso, se houvesse um grande amor envolvido, mesmo que a arma fosse muito poderosa, você não a utilizaria. Os sistemas costumam premiar as boas interpretações e com o NanoRPG isso não é diferente. Quando fizer seu personagem, torne-o único e divertido de se interpretar. Pense em como ele fala, module sua voz se necessário, seus trejeitos e manias. Assim, à medida que o jogo ocorre, seu personagem se tornará cada vez mais único.

Sessões e campanhas

Um jogo de RPG normalmente dura de uma a quatro horas, de acordo com o grupo (narrador + jogadores). Um jogo isolado é chamado de sessão. Um conjunto de sessões interligadas formando uma grande história é conhecido como campanha, e aqui está a maior diversão do RPG. Campanhas costumam ser memoráveis para todos os participantes e você pode se perguntar o porquê. A resposta é simples: jogos interligados criam histórias e personalidades completas dos personagens. À medida que os jogos ocorrem, seus personagens passam a ficar mais reais e próximos, pintando o mundo de jogo com cores cada vez mais vivas.

Dados, definições e conselhos

Devemos mencionar ainda algumas explicações para nossos novos jogadores não serem pegos desprevenidos: o sistema NanoRPG é um sistema de 2 dados de 6 faces, ou seja, todos seus testes giram em torno desses dados. Por que? Porque você pode encontrá-los em qualquer lugar, seja naquele famoso jogo de guerra ou na padaria da esquina. Além disso, diferente de outros RPG’s, todo resultado que der fracionado (“quebrado”), é arredondado pra CIMA. Lembre-se disso.

E um último conselho para os Narradores: nosso módulo básico explica as regras para se fazer personagens criativos acima de tudo. Acima de TUDO. Porém, o Narrador deve ser rígido quando necessário com jogadores que adoram um bom combo. No mais, as regras estão completas o suficiente pra permitir a criação de praticamente qualquer tipo de personagem: do humano ao elfo, do nerd ao cyberpunk, e do que mais você imaginar!  No mais, junte seus amigos, aqueça sua imaginação e divirta-se jogando RPG!

Aprendendo mais sobre rpg

A internet possui muito material explicativo sobre o jogo. Listamos abaixo alguns sites que podem ser úteis a novos jogadores:

Texto presente na versão Pocket do NanoRPG 2a edição, disponível em breve para download.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: